Drenagem Linfática

De bem com você
Drenagem linfática elimina os excessos do corpo
Para combater a celulite, gordura localizada e o inchaço do período pré-menstrual, muitas mulheres estão se rendendo às técnicas da drenagem linfática, uma massagem que elimina os excessos do corpo. Os homens também já descobriram esta aliada da beleza e hoje participam de 30% das sessões nas clínicas de estética.
A drenagem linfática é uma massagem que ativa o sistema linfático, responsável por drenar líquidos e toxinas (resíduos do metabolismo) do organismo. A massagem melhora a circulação sangüínea, aumenta o metabolismo, a oxigenação das células e evita a retenção de líquidos. É indicada nos tratamentos de celulite, gordura localizada e no pós-operatório de cirurgias plásticas, por exemplo, para diminuir os inchaços.
Após a massagem, as toxinas que ganhamos no dia-a-dia e que ficaram acumuladas, são eliminadas em maior quantidade pela urina e suor. Vamos deixar claro que, a massagem não é uma técnica para emagrecer, como muitas pessoas pensam. "A drenagem linfática não provoca o emagrecimento, mas a redução do inchaço" . Com a eliminação do excesso de líquido retido no tecido gorduroso, pode ocorrer a redução de medidas, não de peso.
A técnica é realizada manualmente ou com a ajuda de aparelhos. Cada sessão dura cerca de 1 hora e é feita com o corpo nu. "A drenagem mecânica com aparelhos mal-regulados pode não ser tão benéfica como a manual, além de não ter o efeito antiestresse da massagem com as mãos".
A drenagem manual clássica não utiliza cremes, mas hoje é possível encontrar profissionais que associam diversas técnicas à massagem, como o uso de produtos revitalizantes com componentes variados (enzimas para celulite, antiinflamatórios para pós-operatório, biorusol para varizes etc), óleos essenciais e cromoterapia (uso das cores) para relaxar e proporcionar bem-estar. A massagem também é ótima para o inchaço da tensão pré-menstrual (TPM). "O estado de relaxamento que a massagem manual proporciona, ajuda no controle do mal-humor".
Quem busca efeitos rápidos com a drenagem, saiba que não é bem assim. "O resultado é certo, mas a longo prazo". Para a celulite, por exemplo, a melhora pode ser observada após cinco ou oito sessões.

Como acontece a circulação em nosso corpo?

O sistema circulatório é formado por artérias, veias, vasos linfáticos e coração. Nesse sistema, o coração funciona como uma "bomba" e a cada contração impulsiona o sangue para a aorta, que o distribui para o resto do corpo. O retorno desse sangue para o coração é feito pelas veias (sistema venoso) com a ajuda do sistema linfático, que transporta a linfa, responsável por reabsorver líquidos e proteínas, completando assim todo o ciclo. Existe, portanto, o sistema de irrigação, que é o arterial, e os dois sistemas de drenagem, que são o venoso e o linfático.
Quando o sistema circulatório não cumpre corretamente sua função, o corpo fica sobrecarregado por um excesso de líquidos, que não consegue absorver. Na maioria dos casos, esse fenômeno se traduz por sintomas como celulite ou retenção de líquidos, peso nas pernas ou aparecimento de edema (inchaço).
Cuidados importantes:

Beber bastante água para hidratar o corpo. Vamos calcular a quantidade: "para cada 25 quilos corporais, devemos tomar pelo menos dois litros de líquidos por dia";
Seguir uma alimentação com hábitos mais saudáveis e sem excessos, evitando frituras, doces, gordura, álcool e enlatados. Isso colabora diminuindo a retenção de líquidos no organismo;
Praticar exercícios para promover o movimento linfático e melhorar a oxigenação do organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dri

Não existe um caminho para a felicidade.

A felicidade é o caminho.