Mas, o que pode ser considerado peso ideal?

"Apesar de aparentemente simples, essa pergunta pode se tornar complexa demais para receber apenas uma resposta. Nos últimos anos, mudaram muito as metas a serem alcançadas no tratamento de redução de peso. Um emagrecimento de 10 quilos em um só mês, antes considerado um sucesso, hoje é até condenado. Isso porque se sabe que reduções muito rápidas são, frequentemente, acompanhadas de perdas de massa muscular e maior tendência a recuperar o peso perdido. Portanto, o que vai importar é a redução do excesso de gordura.

O Consenso Latino-Americano de Obesidade, em suas mais recentes resoluções, considera ideal uma perda de 2 a 4 quilos por mês. Quando falamos do que seria o peso adequado a ser alcançado, exceto para aquelas pessoas com uma massa muscular muito avantajada, o método que mais se usa hoje é o Índice de Massa Corporal(IMC). Esse Índice é representado por um número obtido por meio da seguinte fórmula: divisão do peso (P), em quilos, pelo quadrado da altura (A), em metros.

Por exemplo, Leonardo pesa 95 quilos e tem 1,78 m de altura.

O seu IMC será: 95 dividido por 1,78 x 1,78 = 29,98 (Kg/m2)

Então IMC, se calcula assim : IMC = Peso dividido por altura (metros) x altura (metros)

É definida como saudável a faixa de IMC que vai de 18 a 25.
Embora o IMC ainda não seja o método ideal, é prático, simples e muito valioso como parâmetro para ajudar as pessoas a estarem mais próximas do seu peso adequado e, portanto, mais perto de uma vida saudável.

Com o IMC acima de 25, podemos dizer que o excesso de peso começa a ficar perigoso, pois estudos comprovam que há maior risco de surgir outras doenças paralelas.Esse risco é maior ainda quando o IMC supera o patamar de 30.

Apesar de as pessoas com IMC abaixo de 18 também estarem fora da faixa saudável, o certo é que aquelas com IMC acima de 25 devem se empenhar para reduzir o peso, exceto as pessoas com Massa Muscular aumentada, que merecem considerações à parte."

Trecho extraído do Livro EMAGRECER SOLUÇÕES PRÁTICAS, da Dra. Karla Saggioro

Então agora calcule o seu IMC, e veja se você está na Faixa Saudável.

Abraços e até a próxima.
Faby

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dri

Não existe um caminho para a felicidade.

A felicidade é o caminho.